Implementar e manter uma gestão eficiente de concessionárias certamente não é uma tarefa fácil. Isso porque, ao contrário do que pode parecer para leigos, concessionárias de veículos são negócios complexos que necessitam de uma gestão rígida e assertiva em áreas que nem sempre estão diretamente relacionadas entre si, como controle de estoque, marketing, recursos humanos e contabilidade.

Pensando nisso nós da Sances, como desenvolvedores de sistema para gestão de concessionárias (DMS), separamos quais são as oito áreas de conhecimento fundamentais para qualquer empresário que deseja implantar uma gestão eficiente de concessionárias, independente do seu porte ou público-alvo.

8 áreas de conhecimento para uma gestão eficiente de concessionárias que todo gestor precisa saber

De forma simples e direta, podemos dizer que a gestão de uma concessionária é eficiente quando ela traz os resultados esperados (metas) de forma sustentável e a partir do menor custo possível.

Felizmente existem algumas áreas de conhecimento que podem fazer a diferença durante o processo.

1. Vendas

A essência de todo e qualquer tipo de negócio é, basicamente, vender alguma coisa – seja um produto, serviço ou até mesmo uma ideia.

Saber como incentivar sua equipe de venda, analisar relatórios, estabelecer metas e entender os desafios e desejos do seu público-alvo influenciam diretamente o lucro da concessionária e, portanto, também pode ser considerado responsabilidade do gestor.

2. Gestão de pessoas

Independente do nível de sofisticação ou porte, todas as empresas são constituídas por pessoas.

Saber lidar com elas, procurar motivá-las no trabalho e incluí-las no plano de uma gestão eficiente de concessionárias é uma habilidade poderosa de gestores diferenciados.

3. Estoque

Como controlar a entrada, saída, falta e obsolescência de peças no estoque? Sincronizar as informações com as montadoras? Realizar sugestões de compra e análises como a Curva ABC?

Ter um controle adequado do estoque é uma das tarefas fundamentais de uma gestão eficiente de concessionárias e, devido à sua complexidade, é considerada por muitos gestores uma “ciência à parte”.

4. Pós-vendas

Em tempos onde o consumidor não depende mais das informações dos vendedores ou da concessionária estar aberta para realizar uma compra, ter um plano de pós-venda será fundamental para determinar a fidelização ou não dos clientes.

E isso inclui processos eficientes e diferenciados de garantia, seguros, chamadas pró-ativas, agendamento de revisões e pesquisas de satisfação.

5. Marketing

Apesar de ser ignorado ou pouco conhecido por muitos gestores, o marketing, e principalmente o marketing digital, também deve ser considerado peça fundamental de uma gestão eficiente de concessionárias.

Isso porque, através dos dados coletados e analisados pelo gestor responsável, é possível investir nas campanhas certas, para o público mais propício a fazer uma compra e no momento mais adequado.

6. Legislação

É assustadora a quantidade de empresas que “quebram” por negligências fiscais, tributárias ou trabalhistas.

Não faça parte dessa lista. Estude a melhor forma de conduzir a gestão fiscal da concessionária, o melhor enquadramento, assim como emissão de notas fiscais, Speds, relatórios de apuração e qualquer outro documento que seja exigido por lei.

7. Controle de Qualidade dos Serviços

Todas as áreas de conhecimento citadas até aqui definitivamente são importantes para uma gestão eficiente de concessionárias, mas não se pode esquecer da razão pela qual as pessoas elogiam e recomendam as concessionárias: a qualidade dos serviços na compra e pós venda dos veículos.

Afinal, de nada adianta vender muito se a qualidade do serviço deixa a desejar. É fundamental entender a relação entre a qualidade dos serviços e a próxima venda ou indicação do cliente.

8. Contabilidade

A palavra pode assustar no início, mas com as informações e ferramentas certas para dar o suporte necessário, organizar e tornar mais inteligente a gestão contábil de uma concessionária não é nenhum “bicho de sete cabeças”.

As melhores práticas apontam para a cultura da contabilidade departamental, onde é possível visualizar a empresa em áreas separadas, e por consequência, visualizar os resultados separadamente.

Não sabe por onde começar?

O Sances Turbo DMS é um software especializado em gestão empresarial, desenvolvido especialmente para concessionárias de veículos que buscam integrar e melhorar todas os setores de uma concessionária, inclusive os citados aqui neste artigo.

Veja os benefícios que uma ferramenta para gestão de concessionárias como o Sances Turbo DMS pode trazer para sua gestão e, em caso de dúvidas, não deixe de entrar em contato com nossa equipe de consultores.

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