O marketing digital para concessionárias preconiza que, para fechar uma venda é preciso primeiro conquistar a confiança do cliente no ambiente virtual.

O processo de compra de um carro é algo que mexe muito com o emocional das pessoas.

Não é algo que um consumidor decide de uma hora para outra, vai até uma concessionária, escolhe um veículo e fecha o negócio.

A decisão envolve muitas etapas. A começar pela busca de informações a respeito do automóvel. Que nos dias de hoje acontece on-line.

É por isso que, ao pensar na venda de um veículo, toda a estratégia da concessionária deve ser otimizada para o ambiente digital, desde a pesquisa inicial até o pós-venda.

Se você ainda tem alguma dúvida do potencial desta ferramenta, veja o que dizem algumas pesquisas sobre o assunto.

Uma pesquisa do Facebook IQ encomendado pela Ipsos, fez um estudo para entender o comportamento dos compradores de carros e revelou muito sobre o engajamento deste público com o ambiente digital.

Segundo o estudo já na intenção de compra o consumidor passa por uma imersão no universo digital.

Um em cada quatro compradores usam o celular todos os dias para pesquisar veículos. Enquanto que visitam uma concessionária apenas duas vezes antes da compra.

Este mesmo estudo revelou que 76% dos consumidores de automóveis já sabem o veículo exato que eles querem comprar antes mesmo de ir para o revendedor.

Porém, quando o assunto é marketing digital para concessionárias, números apenas não bastam, você precisa converter visitas em leads potenciais

A chave para resolver esta questão está em criar mecanismos que sejam capazes de levar o cliente da experiência virtual para dentro da sua concessionária.

O que vai exigir que sua empresa conquiste este cliente ainda em seus momentos de busca, mantendo-o engajado em todas as etapas da compra, que deve se concluir no ambiente off-line.

Isso por enquanto e aqui no Brasil, uma vez que localmente ainda não é possível comprar um carro pela internet.

Uma das possibilidades de fazer esta conversão está em estudar os caminhos que antecedem a compra de um carro no ambiente digital, usando para isso do Inbound Marketing.

Para início de conversa, você já ouviu falar de Inbound Marketing?

A expressão Inbound Marketing quer dizer “marketing de atração”, onde a ideia principal não é ir atrás do cliente, mas sim fazer com que ele procure por sua concessionária, com interesse pelo que sua empresa tem a oferecer.

Para isso uma empresa precisa mostrar-se detentora de um conteúdo interessante para gerar engajamento e atrair as pessoas certas.

Porém mais do que visitantes sua empresa precisará de leads potenciais para gerar uma venda. E isso vai requerer que a sua concessionária conheça quem são estas pessoas, para desvendar o potencial de compra que cada uma delas representa.

Você tem alguns recursos a sua disposição para realizar esta conversão.

Entre eles está a inclusão de Formulários ou Landing Pages no Website da sua concessionária.

A inserção destes campos permitirá que seus visitantes deixem ali seus dados, para estabelecerem uma forma de contato com sua empresa.

Predispostos a interagir com a sua concessionária estes visitantes deixarão de ser apenas números – ou métricas de visitação – para transformarem-se em leads potenciais com e-mails válidos e outros possíveis endereços de contato.

Mas os benefícios do marketing digital para concessionárias não param por aqui.

Saiba como os mecanismos de busca podem te fazer chegar ainda mais longe

A relação entre a intenção de compra de um veículo e as buscas feitas na internet estão tão intimamente ligadas que despertaram inclusive o interesse da própria Google em desvendar os caminhos que um cliente faz até chegar a uma concessionária.

Com esta pesquisa a Google identificou que é possível saber ainda enquanto o cliente está fazendo sua pesquisa, se ele fará ou não a compra de um veículo.

Para isso, basta reconhecer em que estágio do funil de vendas, ou micro-momentos como eles preferem chamar, o cliente se encontra.

Segundo o estudo, o potencial comprador de um veículo passaria pelos seguintes estágios até efetivar ou não a sua compra:

“Which-car-is-best moments” [ Neste estágio as buscas teriam como interessa saber “qual carro é melhor?”]

“Is-it-right-for-me moments” [ Em um segundo estágio os clientes buscariam saber se “esse é o carro ideal pra mim?”]

“Can-I-afford-it moments” [ Na sequência as buscas estariam relacionadas a questão “posso pagar por esse carro?”]

“Where-should-I-buy-it moments” [ Em seguida, já se aproximando do estágio final das buscas “onde posso comprá-lo?”]

“Am-I-getting-a-deal moments” [ E por fim, as pesquisas estariam certificando o comprador da sua escolha, ao questionar se “estou fazendo um bom negócio?”]

A pesquisa da Google diz ainda que os momentos iniciais de busca já dariam sinais de que o consumidor tem a intenção de visitar presencialmente uma concessionária. E que dá constatação à visita propriamente dita, ela se efetivaria dentro de uma semana.

Provas mais que suficientes de que o marketing digital para concessionárias não deve ser subestimado.

Para usufruir dos benefícios dos mecanismos de busca, use as palavras-chaves corretas em cada estágio do funil de vendas

Usar as palavras-chaves certas em cada estágio em que o consumidor se encontra dentro do funil de vendas é um recurso fundamental para se fechar um negócio.

Segundo o estudo feito pela Google, consumidores em estágio inicial de pesquisa procuram mais pelos termos “[marca/fabricante] + resenhas”, “[marca/fabricante] + especificações”, e “melhores carros de luxo”.

Nesta fase os depoimentos de outros compradores e o Youtube parecem demonstrar maior influência para levar estes consumidores até uma concessionária.

Já quando a procura busca saber sobre as características, opções, interiores e exteriores dos carros é a busca por imagens que parece ter a maior influência para levar os consumidores à concessionária.

Nesta busca os termos normalmente pesquisados são “imagens de [marca do automóvel]”. Além das combinações “[marca] + modelos sedan”, “[marca/fabricante] + interior” e [marca/fabricante] + dimensões”.

Apesar da relevância da pesquisa feita pela Google, não se pode esquecer que o marketing digital para concessionárias requer estratégias personalizadas para dar certo.

Assim como todo o trabalho de pesquisa e definição das palavras-chaves. 

Para cada negócio e para cada estágio do funil de vendas em que o cliente estiver haverão diferentes termos a serem utilizados para fazer com que seu cliente chegue até você. Descobrir aqueles com maior impacto vai depender de muito estudo, do cruzamento de algumas informações e da utilização de ferramentas específicas para isso.

Neste processo uma coisa é certa. Marcar presença no ambiente digital e evidenciar essa postura junto ao cliente em todos os momentos da sua jornada de compras hoje já não é uma opção, mas sim uma necessidade para que a compra se consolide.

Avalie, com calma, sobre esta possibilidade. Siga adiante com aquela que melhor se ajustar aos objetivos da sua empresa e mostrar-se mais promissora para que você alcance os melhores resultados com o marketing digital para concessionárias.

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