Melhorar a rentabilidade da Concessionária requer uma visão ampliada do negócio, para além da venda do carro.

Muitas concessionárias acreditam que os negócios giram exclusivamente em torno da compra e da venda de veículos.

Porque é esperado atingir as melhores margens, entretanto, as operações são mais complexas e exigem uma visão mais ampla.

Portanto, se a intenção for melhorar a rentabilidade da concessionária, o primeiro passo é:

Entender que a rentabilidade do veículo está além da venda do carro.

Mas existem outras variáveis que ganham força e podem contribuir para sustentar o negócio, propiciando a chamada taxa de absorção.

Vamos explorar algumas destas ideias a seguir para te deixar por dentro do assunto e gerar insights precisos para você expandir seu olhar sobre as vendas e garantir a melhor rentabilidade.

Saiba reconhecer outras fontes de receita para melhorar a rentabilidade da Concessionária

O Pós-venda e os serviços da Oficina

Nós da Sances, como desenvolvedores de sistema para gestão de concessionárias (DMS), temos a visão de que os serviços da Oficina, além de sustentarem os negócios da concessionária, tem outro importante papel para a loja.

Este é o departamento propulsor para que o ciclo de vendas seja reiniciado.

Retoma o contato com o cliente, gera novas vendas e consequentemente uma aproximação constante resultando na fidelização.

Portanto, ao pensar em melhorar a rentabilidade da concessionária certamente os serviços da oficina merecem ainda mais atenção.

Entre as ações possíveis está o controle preciso do estoque de peças, para que o cliente aumente sua passagem na loja para manutenções.

E também o estímulo nas vendas por impulso de acessórios e outras ações que agreguem bons valores ao faturamento do pós-venda.

Falamos mais sobre isso neste post que pode ser perfeito para você:

4 ideias para fechar mais vendas e melhorar a rentabilidade da concessionária

A venda de acessórios para carros novos

A compra de um carro envolve questões emocionais, que ultrapassam as características do produto em si.

É uma ação planejada a longo prazo, onde a expectativa é muito alta.

Facilitar o acesso a este sonho de consumo, ajudando o cliente a ser bem sucedido na sua compra, é um caminho interessante para melhorar a rentabilidade da Concessionária.

A venda de acessórios agregados cai como uma luva neste processo.

Afinal, qual o cliente que não gostaria de sair da loja com um carro mais completo e além disso não ter que pagar mais por isso?

Além disso, concessionários experientes sabem que podem atender expectativas do seu cliente e ainda garantirem boas margens nesta venda, como?

Embutindo a venda do acessório ou outro serviço do interesse do cliente, como garantias estendidas e seguros no financiamento do carro zero quilômetro.

Uma saída inteligente, porque além de tocar em aspectos financeiros, pontua consideravelmente para fortalecer o relacionamento com os clientes.

Seminovos e a garantia estendida

A venda de carros seminovos costuma não receber a atenção devida por muitos concessionários.

Porém, esquecem que estes itens são também produtos da loja e também uma fonte de receita, que pode ser mais rentável como qualquer outra.

Um caminho para melhorar a rentabilidade da concessionária nesta área é a venda da garantia estendida.

Apesar de ser uma responsabilidade da loja, o concessionário também pode embuti-la nas parcelas do financiamento.

Porque cria-se a sensação do cliente estar levando mais por menos, o que é sempre favorável ao relacionamento.

O concessionário pode ainda optar pela terceirização desta venda, assim firmando parcerias com empresas de seguro que oferecem estes serviços.

Entretanto, procure não abrir a venda revelando de cara este benefício.

Guarde-o, como uma carta na manga, para alcançar os melhores resultados.

Aporte tecnológico para uma visão ampliada do negócio

Ter indicadores precisos e informações à mão tem imenso valor para melhorar a rentabilidade da Concessionária.

Estes dados permitem que ela saiba se está trazendo retornos atrativos e quais as melhores decisões a serem tomadas.

Sejam elas, buscar o aumento das margens, cortar gastos, abrir novas lojas, diversificar oferta de produtos e muitas outras questões.

Contar com a tecnologia a favor do melhor desempenho destes indicadores, com um software avançado de gestão traz inúmeras vantagens.

A concessionária consegue acompanhar seus números, o desempenho da sua equipe, se distancia dos processos manuais, deixa de ter controles paralelos e burocráticos que travam seus processos e além disso, reverter todos estes benefícios para o cliente.

Com isso, a concessionária consegue equalizar um dos pilares fundamentais ao negócio, que está no alimento dos objetivos da equipe, com os do cliente e os propósitos da própria loja.

Como resultado pode gerar benefícios mútuos, somar positivamente na imagem da empresa e permitir que ela mantenha boas relações com os outros elos da cadeia automotiva, devido a confiança gerada.

Se quiser saber mais sobre indicadores, temos outro post que pode ajudar para você:
4 ideias para fechar mais vendas e melhorar a rentabilidade da concessionária

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