Poder contar com um avançado sistema de gestão para concessionária é crucial para que as empresas possam se adaptar rapidamente às dinâmicas de um mercado exigente.

Em um cenário econômico complexo, como é a realidade no varejo automotivo, onde a diminuição dos lucros e a alta competitividade prevalecem, reduzir os custos é tão importante quanto os negócios que se fecha.

Conquistar estes feitos, exige incluir nesta jornada o uso de softwares avançados, como é o caso dos sistemas DMS, desenhados exclusivamente para as concessionárias.

Os diferenciais apresentados com o uso destas ferramentas incluem: a melhora nos fluxos de trabalho, as funcionalidades de uso para a gestão e os ganhos em eficiência e produtividade.

Concessionárias otimizadas já entenderam a importância desta parceria. Mas será que todas elas dispõem de softwares avançados para esta função?

Para responder a esta indagação, listamos cinco perguntas críticas que devem ser feitas para certificar que você está lidando com o sistema ideal para o seu negócio. Fique atento a elas para reconhecer o momento certo para fazer um upgrade, e avançar rumo ao futuro com mais força.

1. Como é o processo de implantação, e que nível de treinamento e suporte seu atual parceiro fornece?

Escolher um sistema é apenas o primeiro passo. Para certificar-se de que você está lidando com o parceiro ideal, o treinamento e o suporte adequado em um processo de implantação é essencial.

O tempo de implantação e a possibilidade de uma instalação presencial pode (e deve) ser levado em consideração. Os melhores fornecedores terão uma equipe a sua disposição, antes, durante e após a instalação para assegurar que a transição saia bem sucedida.

É muito importante também verificar quais são as opções de suporte oferecidas na fase de implantação. Avalie como será este atendimento e os meios de comunicação. É comum surgirem muitas dúvidas nesta etapa, mesmo após a implantação ser concluída, por isso, certifique-se de que haverá alguém pronto para lhe atender e esclarecer estas dúvidas.

2. O sistema de gestão para concessionária que sua empresa utiliza permite gerar relatórios perspicazes, com base em processos intuitivos e inteligentes?

Fornecer dados que integrem toda a empresa, em tempo real e de fácil acesso, que ajudam a sua concessionária a tomar decisões inteligentes são inovações que você deve exigir de um sistema DMS avançado.

Além disso, um sistema DMS de gestão deve ser pensado para reduzir cliques, eliminar a entrada de dados redundantes e agilizar processos, a fim de oportunizar uma maior eficiência para os concessionários.

A homologação destes softwares também é um item importante a ser analisado. Afinal, um sistema de gestão para concessionária que é devidamente integrado e homologado pelos fabricantes dispensa a necessidade de criação de processos externos, melhorando a fluidez, a velocidade das transações e o atendimento aos clientes.

3. O DMS utilizado por sua concessionária lhe dá segurança nas transações e permite controle preciso dos seus dados?

Tomar decisões com base em dados corretos é fundamental para o seu negócio. É por isso que o fornecimento de informações em tempo real e o acesso à cruzamentos inteligentes deve estar entre suas prioridades ao contratar um sistema de gestão para concessionária.

Tenha certeza de que o DMS que você está usando para gerir sua empresa mantém suas informações atualizadas, protegidas e terá capacidade de acompanhar o crescimento da sua Concessionária.

A garantia destes benefícios vai depender também de como você acessa seu DMS. As soluções modernas, em nuvem, fornecem maiores níveis de segurança e privacidade de dados devido às características que elas apresentam, como por exemplo a criptografia de dados.

A forma de acesso também vai impactar nos custos de atualização e na oferta de treinamento adequado que estes softwares oferecem. Um DMS robusto exige treinamento especializado e consultivo, e requer atualizações constantes para ajustar-se às demandas de um mercado em constante transformação.

Por isso, dê preferência para softwares em que as atualizações serão automáticas, ou seja, não vão requerer que os serviços sejam interrompidos enquanto elas estiverem sendo instaladas.

Atente-se também, para evitar custos desnecessários, se as novas funcionalidades oferecidas serão pagas ou gratuitas.

4. Como é a usabilidade da sua solução e quais as necessidades de treinamento que o software exige?

Certifique-se de que o software que você está usando descreve detalhadamente a cobertura e todas as funcionalidades permitidas por seu DMS.

Afinal, não faz sentido, investir em um sistema em que o valor seja incompatível ao produto, ou ainda, que não se adeque às suas necessidades.

Evite o excesso de funções, rotinas complexas e de difícil realização, dando preferência para softwares fáceis de utilizar e que possam ser usados por qualquer pessoa dentro da concessionária.

Quanto mais fácil o entendimento e o uso da ferramenta, menores serão os erros operacionais e os custos com treinamento de funcionários.

5. Seu sistema DMS abrange toda a empresa e permite que ela trabalhe com mais eficiência?

Considere trabalhar com um parceiro DMS avançado, com um software modular, intuitivo e acessível para a Concessionária como um todo.

Avalie a capacidade deste sistema de fazer atualizações e ampliar a cobertura que ele oferece, caso seja necessário fazer um upgrade no futuro.

Assim, você garantirá um software mais completo e evitará gastos complementares para atender as necessidades da sua concessionária.

Esteja aberto às mudanças

A idéia de mudar para um novo DMS pode causar aflição para muitos concessionários, mas, muitas vezes é a mudança que a empresa precisa para permanecer competitiva e rentável, diante da rápida evolução do segmento automotivo. Confira aqui um artigo sobre o sistema DMS para facilitar sua rotina.

Portanto, a troca de um sistema de gestão para concessionária, para um DMS avançado, é uma possibilidade a ser levada a sério, prevendo uma atuação mais bem sucedida no futuro.

Quer começar a mudar a gestão de sua concessionária?

Solicite o agendamento de uma consultoria demonstrativa grátis do SancesTurbo DMS.
Experimente Grátis!