Um controle de entrega de veículos eficiente deve reunir fatores técnicos informativos e questões emocionais para enaltecer a experiência de compra.

Se você trabalha com vendas, vai concordar. Não há como negar que um dos melhores momentos para o vendedor é o fechamento do negócio e, para o cliente, é quando ele recebe o produto.

Apesar de tratarem-se de posições distintas, o equilíbrio nesta equação só funciona se as duas atividades estiverem relacionadas. Uma depende da outra para existir, assim como, para que o negócio seja bem sucedido.

Além de co-dependentes, o fechamento de um negócio e a entrega do produto, são ciclos complementares. Afinal, quando estamos lidando com serviços de uma concessionária, o desfecho de uma venda, abre uma nova possibilidade para a entrada de receitas.

Por outro lado, uma conclusão mal sucedida pode ser fatal, em especial quando estamos lidando com a realização de um sonho, como é comum no caso dos automóveis. Por isso, todo cuidado é válido. Em especial, para certificar que o cliente terá a melhor experiência possível.

Com tanta importância para o negócio, concentrar esforços no controle de entrega de veículos se torna uma atividade essencial, merecendo toda a atenção dos concessionários.

A compra de um veículo é muito emocional. E o controle de entrega de veículos serve para reafirmar estes sentimentos

Uma experiência positiva na entrega de um veículo, além de benefícios intangíveis, como a satisfação do cliente ou aquele up no moral do time de vendas, pode gerar também vantagens mais palpáveis, como outras fontes de renda e novos clientes para a concessionária. Por outro lado, se a vivência for negativa, pode gerar prejuízos.

Para fugir destas armadilhas, planejamento é a palavra de ordem para um controle de entrega de veículos eficiente. E isso pressupõe que o vendedor e toda a equipe estejam sintonizados, e com antecipação, preparem todos os procedimentos necessários.

Sistemas de gestão avançados, como os softwares DMS, pode facilitar essas rotinas, conferindo a elas maior controle e engajamento entre a equipe.

Avaliar as forças e as fraquezas existentes nas próprias rotinas é outra dica de mestre para melhorar o controle de entrega de veículos

Além dos cuidados para que a experiência de compra seja positiva, analisar os processos envolvidos no controle de entrega de veículos também pode otimizar os resultados da concessionária. Fazendo esse exercício você poderá certificar-se dos erros e acertos envolvidos em cada etapa.

Pense em como essas tarefas estão sendo executadas na sua concessionária:

  1. A entrega está sendo agendada com um prazo correto para que a preparação seja feita em tempo hábil?
  2. A preparação de entrega está sendo bem feita?
  3. Antes do agendamento da entrega estão sendo verificadas as pendências do cliente? (atente-se para questões financeiras, documentais, etc.).
  4. Você está dando a atenção devida a todos os detalhes? Lembre-se que o esquecimento da coleta de uma simples assinatura pode gerar muita dor de cabeça.

Não deixe que nenhuma etapa passe despercebida. Afinal, é somente com métodos e processos de trabalho eficientes que sua concessionária poderá ter a certeza de que está cumprindo com todas as exigências, tanto com relação ao veículo, quanto à expectativa do cliente, e isso inclui data e horário de entrega.

A entrega técnica é outra grande questão que merece a atenção devida do concessionário

Além de valorizar o produto, mostrando ao cliente todas as vantagens e funções do bem adquirido, a entrega técnica enaltece a compra e o engajamento, garantindo que o cliente saia da loja extremamente satisfeito.

Para que isso aconteça, mantenha seu foco em atender as expectativas do comprador, observando se a entrega técnica está cumprindo com seu propósito.

Jamais deixe que o cliente saia a loja sem saber usar o carro. Dê informações de operacionalidade, fale sobre as características técnicas do veículo, demonstre sobre o uso do Bluetooh, USB, GPS, etc., explique todos os serviços que foram executados, ajuste os instrumentos do painel, como rádio e relógio, bancos e retrovisores ao perfil do cliente, explique sobre os processos de garantia, deixe clara a programação das revisões e outros detalhes que julgar importantes.

O objetivo com isso é fazer com que o momento do cliente seja maximizado, gerando nele a sensação de que, de fato, ele adquiriu algo substancioso e de valor, e sua empresa, cumpriu com maestria o controle de entrega de veículos.

Valorize a experiência do cliente, tornando este momento inesquecível

O contato físico com o veículo é algo verdadeiramente emocionante. E para perceber isso nem é preciso ter grande sensibilidade. Basta olhar para a feição de satisfação que o cliente transmite neste momento.

Para muitos – e diga-se uma paixão do brasileiro – o automóvel é como um brinquedo nas mãos de um adulto. Faz qualquer pessoa parecer uma criança em uma noite de Natal.

Saber capitalizar esse momento, sustentando o entusiasmo dos clientes é a questão chave para o sucesso de qualquer negócio.

Por isso, mais do que nunca, valorize o sonho do cliente. Independente da forma que ele se materializar. Um sonho é um sonho. Não tem diferença entre um carro popular usado ou uma esportivo de luxo.

Saber usar as ferramentas de marketing, no local certo e no momento mais oportuno, é uma questão estratégica.

Ser criativo e fugir do habitual pode ser uma receita de sucesso, fato esse, que vem ao encontro de um eficiente controle de entrega de veículos.

O momento da entrega dos gifts pode ser oportuno para colocar essas idéias em prática e inovar.

Tradicionalmente, a entrega destes mimos acontece dentro da concessionária e no momento da entrega do veículo.

Ao fazer isso, presentes – como flores, vinhos e outras recordações – dividem os holofotes com o carro novo, na qual deveria ser o centro das atenções. É ele, o automóvel, que precisa ser enaltecido para agregar valor ao produto da própria concessionária.

Uma estratégia seria mudar o momento para entrega dos mimos. Porque não ousar entregando-o para o cliente no horário de expediente dele, ao invés de fazê-lo junto da entrega do carro? Você já pensou no efeito que isto vai causar com as pessoas do ambiente de trabalho do cliente?

  • As pessoas gostam de mostrar as suas conquistas, mas nem sempre tem uma forma agradável de contar aos colegas que comprou um carro novo. Com essa estratégia, você vai dar uma boa forma de ele contar…
  • As pessoas vão ficar surpresas com o pós-vendas da sua concessionária
  • Isso ajudará a fortalecer a sua marca e seu pós venda e ainda é possível que novos clientes estejam entre os afetados pela campanha

Isso chama-se marketing de guerrilha, em que o ambiente onde o cliente está é usado para causar emoções e gerar resultados para a empresa.

Certamente será uma maneira de enaltecer a cerimônia. E sua concessionária só tem a ganhar quando um cliente satisfeito torna-se um formador de opinião e um multiplicador de negócios.

Pense nisso, ao fazer o controle de entrega de veículos em sua concessionária. Encare o momento como um ritual, indo além de processos informativos técnicos.

Esteja ciente de que sua ação envolve uma arma poderosa, capaz de gerar não apenas boas margens, mas elos emocionais incríveis que serão imortalizados na memória e no coração dos seus clientes.