O marketing para concessionárias tem melhor aderência quando utiliza estratégias de abordagem e comunicação menos invasivas, focadas na experiência e na criação de vínculos de valor com os clientes.

A Era Digital está provocando uma revolução profunda nos modos de agir da sociedade, o que tem afetado todas as dimensões da vida humana.

O trabalho, os relacionamentos, o lazer, a educação, a aquisição de mercadorias e outras tarefas, com as facilidades tecnológicas, ganharam novas possibilidades de realização, diferentes formas de interação e novos significados.

O que antes não era possível de realizar, em virtude das limitações tecnológicas, hoje está ao alcance das mãos.

Os novos desafios para o Marketing

Este cenário, altamente conectado e cercado de tecnologia, tem desenhado novos desafios para o marketing.

Os mais relevantes configuram-se em atender as expectativas de um novo perfil de consumidores, conhecer e usar as multiplataformas tecnológicas para engajar o público, alinhar estas informações e convertê-las em resultados.

Toda essa dinâmica se aplica também ao varejo automotivo. Que sofre influências fortíssimas e impactantes, em especial por estarem inseridos em um mercado onde a concorrência é acirrada e dia após dia mais competitiva.

Com isso, o marketing para concessionárias está tendo que rever seus conceitos para absorver toda a tecnologia que está por trás da venda de veículos e o perfil dessa nova geração digital.

Concessionárias otimizadas já perceberam essas mudanças, e estão direcionando seus esforços para criar diferentes pontos de conexão com seus clientes, com estratégias capazes de fornecer o tipo de experiência que os compradores exigem – fundamentadas nos atributos de conectividade, colaboração e convergência.

Em termos reais, estas estratégias devem abranger todo o ciclo de vendas, iniciando com a pesquisa de compra destas pessoas até sua experiência no pós-venda.

Veja a seguir algumas dicas de marketing para a aplicabilidade destes conceitos e, consequentemente, o aumento nas vendas de veículos:

Conectividade: aposte nos caminhos digitais ao pensar no marketing para concessionárias

O consumidor de hoje – e porque não ser mais específico o comprador de carro – ocupa uma boa parte do seu tempo em ambientes on-line.

Com isso, não é difícil perceber, que esse cliente já está decidido sobre o que ele quer ao chegar na loja.

Diante de tantas ofertas e informações disponíveis, para trazer algo novo e conquistar a preferência desse consumidor, a Concessionária precisará se tornar uma fonte de conteúdo valioso e fugir da publicidade explícita.

A atuação do marketing para concessionárias deverá ser capaz de fundir o poder da eficiência do universo on-line, com o toque pessoal e a força dos relacionamentos do meio off-line.

Um dos caminhos para isso é o investimento em marketing digital.

Esse formato de comunicação permite que a Concessionária aposte em ferramentas para automatizar o marketing, entregando conteúdo para os seus diversos perfis de audiência, com base em uma jornada de compra pré-estabelecida.

No marketing digital o processo de abordagem se faz de forma natural. O seu time comercial somente será acionado quando o prospect estiver pronto para comprar. Por isso é importante fazer com que exista um alinhamento sólido entre o marketing e a área de vendas. Esta união fará com que o esforço do time de vendas seja menor e o ciclo de compra também seja reduzido.

O que o marketing digital pode fazer por sua concessionária?

Despertar a curiosidade dos interessados, educá-los com conteúdos inteligentes e deixá-los confortáveis para decidirem pelo melhor modelo de veículo, possibilitará, de forma natural, que uma oportunidade vire um novo negócio.

Em termos reais, o marketing para concessionárias, quando feito de forma digital, deixa de promover o produto e suas funcionalidades, para demonstrar, em um primeiro momento, as afinidades que seus produtos tem com as reais necessidades dos clientes.

Mais resultados com menos investimento

Esta é a filosofia do marketing digital: entregar o máximo de oportunidades de negócios com menos custos.

E realmente, os investimentos em marketing digital têm se mostrado cada vez mais atraentes quando comparados aos meios tradicionais de mídia. A economia pode ser superior a 60%, dependendo do tipo de canal que você está utilizando.

Além disso, todas as ações feitas através do marketing digital podem ser monitoradas, medidas e aprimoradas em tempo real. Isso significa que sua estratégia sempre estará sendo direcionada de forma objetiva, com foco nos resultados.

Os meios tradicionais de mídia (off-line) somente conseguem mostrar números superficiais, e não trazem dados reais de alcance, oportunidades geradas e negócios fechados.

Convergência: Surpreenda seu cliente no showroom vendendo experiência para fechar negócios

Integrar canais e convertê-los em experiências marcantes é a chave para o sucesso desta dica.

Na prática, isso significa que, mesmo passando horas no ambiente virtual, o cliente ainda quer ter suas expectativas atendidas no showroom para acreditar no sonho de propriedade.

É essa dinâmica que reduzirá as chances de frustração e tornará a experiência de compra eficiente em todo seu processo, ou seja, desde a pesquisa pelo melhor carro até o pós-venda.

Entre as possibilidades para fazer essa mágica acontecer, a Concessionária pode explorar os diversos pontos de conexão com seu target, criando um ambiente confortável e transparente no ponto de venda, que estimule a construção de vínculos de confiança entre seus clientes e toda equipe de vendas.

Aqui vale também explorar informações e detalhes que não estão disponíveis on-line no showroom, valorizar o contato pessoal e tornar surpreendente a experiência real de uso do veículo.

Oportunidade ou desafio, uma coisa é certa –  a tecnologia digital já é uma realidade. E ficar alheio a ela já não é mais viável. Cabe às empresas encontrarem as maneiras mais cabíveis em seu mercado de colocá-las em prática, enxergar valor e aproveitar o momento para impulsionar seus negócios.

Planejamento é a chave do sucesso

Para que o marketing para concessionárias seja eficiente, independente se ele for on-line ou off-line, tenha em mente o termo “planejar para conquistar”.

Somente com um bom planejamento, detalhado e estrategicamente definido, você terá condições de atingir seus objetivos. Não se aventure e avalie cada canal de divulgação para não investir em midias que não trarão resultado para seu negócio.

Acredite! O marketing para concessionárias funciona. Basta ser bem planejado e documentado. Procure planejar suas estratégias com períodos mínimos de 3 meses.

Quer começar a mudar a gestão de sua concessionária?

Solicite o agendamento de uma consultoria demonstrativa grátis do SancesTurbo DMS.

Experimente Grátis!