As Organizações Exponenciais apontam caminhos, que podem gerar grandes inspirações, para que Concessionárias inovem em seus mercados.

Você pode achar que o termo organização exponencial ainda nem fazer parte do seu vocabulário, talvez não diretamente, mas certamente você já ouviu falar do burburinho que a Tesla tem causado no mercado automotivo.

Ela é apenas mais um exemplo de uma organização exponencial, que tem impactado consideravelmente o universo econômico.

O termo, Organizações Exponenciais, ou ExOs como também são conhecidas, designa nada menos que empresas, que como a Tesla, tem pouco tempo de vida, mas ainda assim conquistaram rapidamente o mercado e a preferência neste ambiente.

Essas organizações reúnem características que as colocam no topo, entre elas a inovação, o uso das mais altas tecnologias, um ritmo de crescimento acelerado e a eficiência a baixo custo.

Por tudo isso, são instituições que servem, sem dúvida, de inspiração para muitos negócios. Entre eles a sua Concessionária.

Entretanto, o intuito com este artigo não será criar a expectativa ou dar dicas de como sua empresa poderá ser tornar uma Organização Exponencial. Até porque é quase impossível, transformar uma empresa linear em uma Organização Exponencial. Porém, há muitas práticas que você poderá adotar no seu cotidiano, para ganhar posições e melhorar rentabilidade do seu negócio.

Entenda o que a Tesla, como Organização Exponencial, tem a ensinar e como você pode encaixar este modelo de operações no contexto da sua Concessionária.

Aprenda com as Organizações Exponenciais a romper padrões

A atuação das Organizações Exponenciais é marcado por uma quebra de paradigmas, ou, de acordo com uma linguagem mais atual, uma forma disruptiva de pensar.

Diferente das empresas lineares, onde o poder é centralizado e existe pouca atuação colaborativa, as ExOs não se prendem ao passado, buscando sempre novas formas de se diferenciar e sair na frente.

Esse pensamento engessado, de que novas ideias não se adequam ao mercado automotivo em determinada região é um dos principais entraves para o crescimento de uma Concessionária.

Neste caso, a primeira lição que uma ExOs poderia deixar é buscar o conhecimento sobre seu mercado e seus clientes, diferenciando-se de seus concorrentes com idéias que fujam do tradicional. É neste fazer diferente, que você poderá encontrar soluções que te façam despontar em seu mercado e conquistar a preferência dos consumidores.

Inove em seu mercado e reinvente processos em sua Concessionária

As Organizações Exponenciais são instituições que criaram novos jeitos de fazer velhos negócios. Com ideias inovadoras e que fogem do convencional. A própria Tesla, por exemplo, inovou na sua oferta com uma tecnologia única, em um mercado dominado por gigantes tradicionais.

Este exemplo, além de inspirador, serve para lembrar que mesmo em mercados dominados por grandes concorrentes, é possível encontrar seu lugar ao sol, ganhando a preferência por processos que melhor condizem com a realidade dos clientes.

E para inovar nos processos de uma Concessionária, você nem precisa ir tão longe, criando algo até então inexistente no mercado. Basta se renovar, mudando antigas fórmulas e processos internos. Você pode conquistar estes méritos reavaliando sua forma de remuneração por exemplo. Ao invés de ficar centrado apenas no volume de vendas, pode incluir outras variáveis, que possam levar a ganhos mútuos e o alinhamento das expectativas da sua equipe com os objetivos da empresa.

Crie soluções de valor para seu cliente

Fundamental em um negócio de sucesso é fazer produtos que sejam tão bons a ponto de serem comprados por seus consumidores, e não mais vendidos por uma empresa.

Mais uma vez, tomando como exemplo o caso Tesla. Clientes interessados não lhe faltam. Dados divulgados pela empresa mostram que até abril, a Tesla já registrava 373 mil compradores na fila de espera, que tiveram que depositar apenas US$ 1 mil para reservar uma unidade.

Neste contexto, um produto ou serviço ideal, não seria algo um pouco melhor que o ofertado pela concorrência, e nem por conta dos benefícios que ele possa gerar. A solução está no contexto, em toda a experiência de compra que o cliente vivenciar.

Para que uma Concessionária possa seguir este modelo, deve estar atenta em todos os pontos de contato que seus consumidores tem com a loja, das buscas na internet pelo produto, até a experiência de compra no pós-venda. E isso inclui estratégias de marketing, o alinhamento da equipe de vendas, processos menos burocráticos, disponibilidade, agilidade e muitos outros atributos que deixarão seus clientes satisfeitos.

Aposte em soluções tecnológicas dando a elas a importância devida

As Organizações Exponenciais tem no uso da tecnologia um dos seus grandes diferenciais. Empresas com este perfil apostam alto em soluções que envolvam a Internet das Coisas e Inteligência Artificial, por exemplo.

Apesar de estarmos lidando com uma realidade totalmente diferente, as ExOs chegaram no mercado para reafirmar aquilo que já sabemos: para manter-se competitivo no mercado, dentro desta nova economia, o investimento em novas tecnologias é essencial.

No caso de uma Concessionária por exemplo. São inúmeros processos que precisam estar no radar de seus gestores – incluindo a compra e a venda de veículos, a integração com a montadora, a gestão dos recursos humanos, o controle de estoques, a oferta de consórcios, a gestão fiscal, da oficina, a contabilidade da empresa, o financeiro, o pós-vendas e por aí vai.

Controlar tudo isso exige muita precisão e uma visão global de toda a empresa. Coisas que, um sistema DMS Avançado, específico para uma Concessionária, tornaria muito mais simples e efetivo.

Por tudo isso, vale inspirar-se nas Organizações Exponenciais para inovar, fazer seu negócio prosperar, atrair clientes e tornar-se uma referência em seu segmento.

Como você pode perceber, a mudança de velhos hábitos é uma condição básica. Assim como ter ousadia para dominar o medo e ir além. E aí, será que você tem?

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