O modo como tratamos as pessoas transforma a maneira como somos vistos, constrói laços e fortalece a confiança.
O relacionamento com o cliente não é diferente.
Nós da Sances, como desenvolvedores de sistema para gestão de concessionárias (DMS) vemos que a melhor maneira para obter resultados efetivos é saber como atender o seu cliente, e como entender o seu problema com clareza e propriedade!
Ter propriedade no assunto mostra autoridade no que se faz. Por isso é tão importante saber o histórico do cliente, para que o atendimento seja assertivo!
Personalizar o relacionamento é uma tarefa muito difícil, por isso existem softwares que facilitam a missão!
Hoje vamos falar sobre 5 sinais que revelam que você está perdendo dinheiro, e oportunidades pela falta de personalização e comunicação e um CRM para concessionária.
Não deixe de conferir a pesquisa e os dados estatísticos no final do post!
Existe situação pior que ligar para um estabelecimento e a sua ligação ser transferida mais de 5 ou 6 vezes? Chegar em uma empresa e o atendente chama o João, depois o José, depois o Márcio e ninguém parece saber o que você pediu, e em que pé está?
Particularmente fico extremamente irritado quando o que citamos acima acontece. Parece que ninguém tem clareza sobre o que você havia pedido. Logo, a chance de você ter problemas com a entrega do produto/serviço é grande, certo?
Já tive várias experiências de entregas horríveis, e além de nunca mais voltar, a realidade é que a gente fala mal do estabelecimento sem dó nem piedade.
Temos um material muito bom sobre esse assunto no qual falamos sobre como o NPS pode te ajudar a melhorar a sua qualidade no atendimento.
A causa de tudo isso, muitas vezes é negligência, falta de atenção, e até mesmo por estarmos na loucura do dia a dia.
Não percebermos o quanto a falta de uma comunicação personalizada pode ser tóxica e venenosa para geração de novos negócios.
Então, o que é um CRM e como ele pode me ajudar?
A sigla CRM significa "Customer Relationship Management", ou seja, estamos falando de um sistema que promete dar um up em toda a gestão de relacionamento com o cliente.
Não importa se sua concessionária é única, média ou um grupo grande. Com o apoio deste software você otimiza a rentabilidade e aumenta vendas por conseguir trabalhar com histórico, desenvolver relacionamentos por meio de uma abordagem muito mais assertiva.
A escolha de um CRM para concessionária deve seguir alguns princípios, uma vez que ele é um meio para você chegar aonde quer, criar mais e melhores relacionamentos e fechar mais negócios.
Quando alguém compra um carro com você, procura nele itens e funcionalidades básicas ou de preferências específicas como: direção hidráulica, potência do motor, travas elétricas...Podemos aplicar o mesmo conceito na compra do CRM ideal, procure um sistema que ofereça o melhor desempenho e funcionamento de acordo com sua necessidade.
Uma questão precisa ficar clara: O sistema precisa se adequar ao seu processo de comunicação, e não o contrário.
O CRM ideal deve dar personalização, volume e escala ao seu atendimento.
Você deve observar e identificar qual é o problema específico na empresa, para gerar um diagnóstico e assim decidir a escolha do CRM. Qual a lacuna que causa o problema atual?
Não precisa! Bom, vamos partir do princípio que, você pode sim ter apenas um CRM para a concessionária fora do sistema convencional, mas o objetivo é otimizar e facilitar a sua vida.
Ele é muito mais efetivo no sistema completo e com todas as informações integradas.
A gente já falou no blog sobre o DMS, se você ainda não conhece ele é um sistema criado para atender a todo o mercado automotivo, ou seja, totalmente focado na gestão de concessionárias.
Daí você pode se perguntar, qual o melhor DMS pra mim?
Confere o post sobre este assunto clicando AQUI.
O sistema Turbo DMS oferece dentro do sistema a solução de CRM para concessionária, que te permite gerenciar o relacionamento com o cliente!
Mas não só um banco de dados que fornece o número do telefone. É um meio de gestão que proporciona informações valiosas sobre o histórico do cliente que ajuda a enriquecer e personalizar atendimentos futuros.
Alguns sinais começam a aparecer e deixam claro que você precisa de um CRM, para te ajudar nessa jornada.
Já parou pra pensar quantas oportunidades foram perdidas por falta de alinhamento na comunicação?
Quanto tempo você está perdendo por erros no atendimento?
Ou simplesmente pelas informações não ficarem claras?
Tá... Pensou?
Se você ainda está usando planilhas, ou vivenciando as situações faladas até aqui, eu tenho uma péssima notícia!
Esse é um dos primeiros sinais...
Ainda está usando planilhas.
Você está perdendo tempo e dinheiro!
Mas, calma. A gente já sabe que não ter essas informações é pior que mantê-las desorganizadas em planilhas, só que é tão ruim quanto.
Então a solução é fácil, você só precisa de um software que te auxilie nesse processo de relacionamento com o cliente.
Outro sinal que fica visível é quando não há padrão de atendimento. Ele oscila, e acaba deixando a desejar uma vez que você também não consegue acesso ao histórico do cliente com rapidez.
Seu cliente já foi abordado por mais de um vendedor...Parece exagero né?!
Mas acredite, a impressão que passa não é nada boa, e a empresa além de desorganizada vai perder a credibilidade.
Dificuldade de conseguir as informações necessárias na hora.
Lembra lá do começo que eu falei do diagnóstico?
Muitas vezes para um fechamento você vai precisar dele de imediato.
O cliente não vai ter paciência, e esperar até você se achar no meio da bagunça...
Dificuldade na personalização do atendimento ao cliente.
Um bom atendimento faz toda a diferença, mas, um personalizado é arrasador!
O retorno do cliente constrói uma imagem sólida, porque agora seus clientes além de se fidelizar te recomendam. O CRM para concessionária foi feito com o intuito de personalizar seu atendimento e agregar valor.
Por isso os dados do cliente tem como objetivo justamente antecipar as demandas e necessidades. Mais do que um software, o CRM para concessionária é uma ferramenta estratégica voltada para o cliente.
Mas espera aí, tenha em mente que o sistema tem seus benefícios mas que ele não faz mágica. ok?!
Acredito que ao ler tudo isso (parabéns se você chegou até aqui!), já deu pra perceber a importância de uma comunicação personalizada.
Por vezes ignorada, ou até mesmo esquecida, a falta de organização na abordagem com o cliente, causa impactos significativos para o negócio.
Algumas vezes, as empresas deixam de perceber o quanto uma comunicação personalizada pode fazer toda a diferença na hora de aproveitar oportunidades.
Abaixo você encontra uma pesquisa que fala sobre a importância e as mudanças que ele pode trazer para o desempenho de vendas e de toda a sua concessionária!
É só baixar o material abaixo.