O marketing para concessionárias tem melhor aderência quando utiliza estratégias de abordagem e comunicação menos invasivas, focadas na experiência e na criação de vínculos de valor com os clientes.
A era digital está provocando uma revolução ainda mais profunda nos modos de agir da sociedade.
E além disso, tem afetado todas as dimensões da vida humana. O trabalho, os relacionamentos, o lazer, a educação, a aquisição de mercadorias e outras tarefas, como resultado das facilidades tecnológicas, ganharam novas possibilidades de realização, diferentes formas de interação e novos significados.
Nós da Sances, como desenvolvedores de sistema para gestão de concessionárias (DMS) percebemos que, o que antes não era possível de realizar em virtude das limitações tecnológicas, hoje está ao alcance das mãos.
Este cenário, altamente conectado e cercado de tecnologia, tem desenhado novos desafios para o marketing. Os mais relevantes configuram-se em atender as expectativas de um novo perfil de consumidores.
Além disso, buscam conhecer e usar as multiplataformas tecnológicas para engajar o público. Alinhar estas informações e convertê-las em resultados.
Toda essa dinâmica se aplica ainda mais ao varejo automotivo, que sofre influências fortíssimas e impactantes. Em especial por estarem inseridos em um mercado onde a concorrência é acirrada e dia após dia mais competitiva.
Com isso, o marketing para concessionárias está tendo que rever seus conceitos para absorver toda a tecnologia que está por trás da venda de veículos e o perfil dessa nova geração digital.
Concessionárias otimizadas já perceberam essas mudanças, e estão direcionando ainda seus esforços para criar diferentes pontos de conexão com seus clientes, com estratégias capazes de fornecer o tipo de experiência que os compradores exigem - fundamentadas nos atributos de conectividade, colaboração e convergência.
Bem como, estas estratégias devem abranger todo o ciclo de vendas, iniciando com a pesquisa de compra destas pessoas até sua experiência no pós-venda.
Veja a seguir algumas dicas de marketing para a aplicabilidade destes conceitos e, consequentemente, o aumento nas vendas de veículos:
Afinal, o consumidor de hoje ocupa uma boa parte do seu tempo em ambientes on-line. Com isso, não é difícil perceber, que esse cliente já está decidido sobre o que ele quer ao chegar na loja.
Diante de tantas ofertas e informações disponíveis, para trazer algo novo e conquistar a preferência desse consumidor.
A Concessionária precisará se tornar uma fonte de conteúdo valioso e fugir da publicidade explícita.
A atuação do marketing para concessionárias deverá ser capaz de fundir o poder da eficiência do universo on-line, com o toque pessoal e a força dos relacionamentos do meio off-line.
Assim, um dos caminhos para isso é o investimento em marketing digital.
Esse formato de comunicação permite que a Concessionária aposte em ferramentas para automatizar o marketing. Entregando conteúdo para os seus diversos perfis de audiência, com base em uma jornada de compra pré-estabelecida.
No marketing digital o processo de abordagem se faz de forma natural.
Porque seu time comercial somente será acionado quando o prospect estiver pronto para comprar.
Por isso é importante fazer com que exista um alinhamento sólido entre o marketing e a área de vendas. Assim, esta união fará com que o esforço do time de vendas seja menor e o ciclo de compra também seja reduzido.
Despertar a curiosidade dos interessados, educá-los com conteúdos inteligentes e deixá-los confortáveis para decidirem pelo melhor modelo de veículo, possibilitará, de forma natural, que uma oportunidade vire um novo negócio.
Em termos reais, o marketing para concessionárias, quando feito de forma digital, deixa de promover o produto e suas funcionalidades.
Para demonstrar, em um primeiro momento, as afinidades que seus produtos tem com as reais necessidades dos clientes.
Esta é a filosofia do marketing digital: entregar o máximo de oportunidades de negócios com menos custos. Definitivamente, os investimentos em marketing digital têm se mostrado cada vez mais atraentes quando comparados aos meios tradicionais de mídia.
Ainda mais que a economia pode ser superior a 60%, dependendo do tipo de canal que você está utilizando. Além disso, todas as ações feitas através do marketing digital podem ser monitoradas, medidas e aprimoradas em tempo real.
Isso significa que sua estratégia sempre estará sendo direcionada de forma objetiva, com foco nos resultados. Os meios tradicionais de mídia (off-line) somente conseguem mostrar números superficiais.
E não trazem dados reais de alcance, oportunidades geradas e negócios fechados.
Integrar canais e convertê-los em experiências marcantes é a chave para o sucesso desta dica. Na prática, isso significa que, mesmo passando horas no ambiente virtual. O cliente ainda quer ter suas expectativas atendidas no showroom para acreditar no sonho de propriedade.
É essa dinâmica que reduzirá as chances de frustração e tornará a experiência de compra eficiente em todo seu processo, ou seja, desde a pesquisa pelo melhor carro até o pós-venda.
Entre as possibilidades para fazer essa mágica acontecer. A Concessionária pode explorar diversos pontos de conexão com seu target, criando ambientes confortáveis e transparentes no ponto de venda. Para estimular a construção de vínculos de confiança entre seus clientes e toda equipe de vendas.
Além disso, vale também explorar informações e detalhes que não estão disponíveis on-line no showroom. Valorizar o contato pessoal e tornar surpreendente a experiência real de uso do veículo.
Oportunidade ou desafio, uma coisa é certa, a tecnologia digital já é uma realidade. E ficar alheio a ela já não é mais viável.
Cabe às empresas encontrarem as maneiras mais cabíveis em seu mercado de colocá-las em prática. Enxergar valor e aproveitar o momento para impulsionar seus negócios.
Para que o marketing para concessionárias seja eficiente, independente se ele for on-line ou offline.
Tenha em mente o termo "planejar para conquistar". Somente com um bom planejamento, detalhado e estrategicamente definido, você terá condições de atingir seus objetivos. Não se aventure e avalie cada canal de divulgação para não investir em mídias que não trarão resultado para seu negócio.
Acredite! O marketing para concessionárias funciona.
Basta ser bem planejado e documentado. Procure planejar suas estratégias com períodos mínimos de 3 meses.