Implementar e manter uma gestão eficiente de concessionárias, não é uma tarefa fácil.
Ao contrário do que pode parecer, concessionárias de veículos são negócios complexos. Necessitam de uma gestão assertiva em diversas áreas que nem sempre estão relacionadas entre si, desde controle de estoque, marketing, recursos humanos até à contabilidade.
Pensando nisso nós da Sances, como desenvolvedores de sistema para gestão de concessionárias (DMS), separamos quais são as oito áreas de conhecimento fundamentais para qualquer empresário que deseja implantar uma gestão eficiente de concessionárias, independente do seu porte ou público-alvo.
A gestão de uma concessionária é eficiente quando ela traz os resultados esperados de forma sustentável e com o menor custo possível.
Felizmente existem algumas áreas de conhecimento que podem fazer a diferença durante o processo.
A essência de qualquer tipo de negócio é vender alguma coisa - seja um produto, serviço ou até mesmo uma ideia.
Saber como incentivar sua equipe de vendas, analisar relatórios, estabelecer metas e entender os desafios e desejos do seu público-alvo influenciam diretamente o lucro da concessionária e, portanto, também pode ser considerado responsabilidade do gestor.
Independente do porte, todas as empresas são constituídas por pessoas.
Saber lidar com elas, procurar motivá-las no trabalho e incluí-las no plano de uma gestão eficiente de concessionárias é uma habilidade poderosa de gestores diferenciados.
Como controlar a entrada, saída, falta e obsolescência de peças no estoque? Sincronizar as informações com as montadoras? Realizar sugestões de compra e análises como a Curva ABC?
Ter um controle adequado do estoque é uma das tarefas fundamentais de uma gestão eficiente de concessionárias e, devido à sua complexidade, é considerada por muitos gestores uma “ciência à parte”.
O consumidor não depende mais da concessionária estar aberta para realizar uma compra, assim sendo, ter um plano de pós-venda será fundamental para determinar a fidelização dos clientes.
E isso inclui processos eficientes e diferenciados de garantia, seguros, chamadas proativas, agendamento de revisões e pesquisas de satisfação.
Apesar de ser ignorado ou pouco conhecido por muitos gestores, o marketing, e principalmente o digital, deve ser considerado peça fundamental de uma gestão eficiente de concessionárias.
Isso porque, através dos dados coletados e analisados pelo gestor responsável, é possível investir nas campanhas certas, para o público certo, no momento certo.
É assustadora a quantidade de empresas que “quebram” por negligências fiscais, tributárias ou trabalhistas.
Não faça parte dessa lista. Estude a melhor forma de conduzir a gestão fiscal da concessionária, o melhor enquadramento, assim como emissão de notas fiscais, Speds, relatórios de apuração e qualquer outro documento exigido por lei.
A qualidade dos serviços na compra e pós venda dos veículos não pode ser esquecida.
Afinal, de nada adianta vender muito se a qualidade do serviço deixa a desejar. É fundamental entender a relação entre a qualidade dos serviços e a próxima venda ou indicação do cliente.
A palavra pode assustar no início, mas com as informações e ferramentas certas para dar o suporte necessário, organizar e tornar mais inteligente a gestão contábil de uma concessionária é uma tarefa simples.
As melhores práticas apontam para a cultura da contabilidade departamental, onde é possível visualizar a empresa em áreas separadas, e por consequência, visualizar os resultados separadamente.
O Sances Turbo DMS é um software especializado em gestão empresarial, desenvolvido especialmente para empresas do ecossistema automotivo que buscam integrar e melhorar todos os setores de uma concessionária, inclusive os citados aqui neste artigo.
Veja os benefícios que uma ferramenta para gestão de concessionárias como o Sances Turbo DMS pode trazer para sua gestão e, em caso de dúvidas, não deixe de entrar em contato com nossa equipe de consultores.
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