O planejamento estratégico da concessionária é o norte para todas as principais ações e objetivos.
Estes objetivos visam conduzir a empresa pelos melhores caminhos, e assim alcançar melhores resultados.
A discussão e as interpretações sobre o assunto são diversas.
Mas o ponto é: as organizações constantemente não alcançam os resultados que desejam.
E porque? Aprimorar a gestão é um desafio constante.
Nós da Sances, como desenvolvedores de sistema para gestão de concessionárias (DMS) percebemos que o alinhamento entre processos, pessoas e várias questões envolvidas na intensa rotina do dia a dia se perde.
Os resultados constantemente não saem como esperado.
Por isso escolhemos falar sobre uma metodologia utilizada para você acompanhar e aprimorar seus processos. Entenda como você pode diminuir os erros do planejamento estratégico da concessionária com o Ciclo PDCA.
O método PDCA é bastante conhecido para o desenvolvimento de um planejamento eficiente. A qualidade dos processos internos é fator determinante para o sucesso da empresa.
No entanto, a revisão e o aprimoramento constante é que desenvolvem o negócio. É aí que encontramos a principal utilidade do modelo de gestão PDCA.
A metodologia auxilia na execução e acompanhamento da estratégia.
Vale dizer portanto que pra quem não sabe aonde quer chegar, pare pense e defina os objetivos principais para o seu negócio. Com a estratégia previamente desenvolvida você aproveita muito mais o potencial do método, além de fazer análises mais consistentes.
Os objetivos definidos pelos gestores, precisam sair do papel, mas além disso, ter seu processo de execução monitorado é fundamental para que não se percam no caminho.
Com a utilização do método PDCA você poderá enxergar que, além de alavancar o desempenho do time, os resultados são consequência de um gerenciamento mais próximo.
Assim é considerado William Deming, principal divulgador do ciclo PDCA.
O verdadeiro criador foi o engenheiro Walter Shewhart em meados dos anos 20, embora o método só tenha sido reconhecido décadas depois. O mecanismo surgiu em esforços direcionados a geração de conhecimento.
Ao refletir sobre a solução de problemas, o ciclo PDCA que hoje conhecemos, foi dividido em 5 etapas:
Inicialmente, era recomendado apenas para o aprimoramento contínuo da qualidade. Ao longo do tempo, foi adaptado e passou a ser utilizado em vários modelos de negócios, até pela facilidade de aplicá-lo.
Agora, você começa a enxergar um pouco melhor o quanto isso pode ser importante para que o planejamento estratégico da concessionária atinja um próximo nível.
Na prática você verá que algumas questões passavam despercebidas, ou não eram analisadas com tanto critério. Assim, questões antes desconhecidas acabam por serem encontradas e lapidadas.
Agora o negócio é dar o primeiro passo e começar a aplicar, e pra isso fizemos um passo a passo para te ajudar.
A sigla PDCA se refere as 4 etapas do método e significam respectivamente Plan (planejar), Do (Fazer), Check (Checar) e Act (Agir).
Crie uma estratégia para solucionar os problemas prévios e identificados ao longo dos processos diários. A(s) pessoa(s) que desenvolverem esta atividade devem dominar tanto a parte técnica quanto a visão de negócio, para que consigam enxergar o todo e o contexto em que estão envolvidas.
Em outras palavras, o caminho para a solução precisa ser viável, não só a curto como a médio e longo prazo.
No planejamento é preciso pensar nos recursos disponíveis, tanto a definição das pessoas mais qualificadas para cada tipo de atividade e desenvolvimento, bem como os materiais, máquinas e equipamentos necessários.
Nesta fase também é preciso definir quais assuntos merecem mais atenção, e focar em resolver as questões emergenciais ou de maior impacto primeiro.
Para garantir o sucesso no planejamento da sua concessionária, defina priorização dos seus planos de ação.
Na segunda etapa do ciclo é a hora de executar o plano de ação que foi criado anteriormente. Embora todas as etapas sejam cruciais, vale ressaltar a importância que a parte prática tem no todo.
Por isso, deve ser feita e avaliada com muito critério, para que não existam fatores não previstos atrapalhando o sucesso das ações.
Nesse sentido, é muito mas muito importante que a etapa anterior de planejamento tenha sido o mais detalhada possível, com calma, para que não existam fatores, recursos, pessoas e partes não previstas.
Esta é a etapa em que paramos e analisamos os resultados que obtivemos até o momento com os planos de ação.
É fundamental que na etapa anterior de execução, exista uma cultura para anotar tudo que aconteceu, sejam resultados bons ou ruins.
É apenas sabendo o que está dando certo ou errado que se pode encontrar caminhos ainda melhores. Se for preciso defina as ações, prazos e faça treinamentos com seu time.
O mais importante é não deixar de analisar e comparar os resultados entre o que era esperado, e o resultado atingido. Se os dados para verificação não forem confiáveis ou bem documentados, o ideal é retornar ao planejamento e realizar os ajustes para que isso não ocorra no próximo ciclo.
A última etapa do ciclo diz respeito às ações que buscam trazer a solução corretiva para as distorções encontradas.
É com base em toda a avaliação e dados coletados até a etapa anterior, que deve existir um responsável por entender a causa-raiz das dificuldades encontradas.
Neste momento é preciso validar o que deu certo, e tornar como o processo padrão.
O que por ventura não funcionou, é preciso recomeçar o ciclo para que no novo planejamento seja pensado como corrigir o problema.
Agora que você sabe como fazer PDCA passo a passo, é importante ter uma questão em mente.
Assim que ele termina, deve ser recomeçado para garantir a melhoria contínua dos processos da empresa.
Para entender e fazer o PDCA mudar o planejamento estratégico da concessionária, padronize o processo, compartilhar o aprendizado com todos.
Reflita sobre o que pode ser alterado, e faça o PDCA começar um novo ciclo! Abaixo você encontra um infográfico com a explicação visual, para você compartilhar com todo o time!