O setor automotivo existe desde antes do surgimento da internet e enfrenta um grande desafio: Muitas das regras que orientavam os negócios na era pré-digital não se aplicam mais.
Vivemos um momento em que as empresas sofrem pressões todos os dias para se transformarem digitalmente. E essa pressão vem de todos os lados: dos conselhos das empresas, dos sócios, do cliente. A essa altura é impossível se esquivar ou fingir que nada está acontecendo.
A transformação digital nas concessionárias não é um plano para o futuro, e sim uma necessidade atual e urgente, que precisa da atenção para a competitividade.
E não se trata de você comprar um servidor melhor, de utilizar ferramentas de gestão na web, mas de algo muito maior: de se inserir profundamente em um mundo digital. Muitas pessoas falam sobre essa estratégia, mas e você?
Você sabe o que ela significa para o setor automotivo e para a sua concessionária? Antes de tudo é preciso entender que a transformação digital nas concessionárias não diz respeito apenas ao uso da tecnologia, mas sim, sobre como ela pode ser um dos pilares de uma estratégia poderosa.
Nós da Sances como desenvolvedores de sistemas para concessionárias (DMS) vamos falar e discutir sobre a atuação dessa estratégia e por que você precisa pensar nela a partir de hoje para se destacar.
Transformação Digital nas concessionárias, pode ser vista como uma estratégia e um meio para:
É uma mudança estrutural nas organizações dando um papel essencial para a tecnologia.
No mundo digital atualmente já temos uma fonte poderosa e valiosa de informação, e a transformação digital quando bem pensada é fonte de informações sobre as preferências dos clientes e potenciais clientes, permitindo melhorar a experiência deles com a sua empresa.
A transformação digital nas concessionárias não deve ser vista como a evolução apenas da área de TI. Você toma decisões dentro de um departamento ou área da concessionária?
Então sim, você é sim responsável por parte do processo de transformação. É preciso olhar para a empresa como um todo, a mudança é estrutural no papel da tecnologia dentro das concessionárias.
O impacto da transformação digital na sociedade é muito grande, ela transforma a vida das pessoas diariamente. Somos os consumidores da era do imediatismo, ou seja, queremos respostas naquele momento e escolhemos comprar de quem responde a todos os nossos questionamentos.
Com isso, a sua empresa precisa se superar para responder a essas perguntas e driblar a concorrência.
Você tem dado atenção suficiente aos negócios que podem surgir por meio da comunicação digital, redes sociais, site? Eles — os seus clientes — esperam as melhores experiências.
Outra oportunidade que precisamos citar é o crescimento exponencial do volume de informações. Tente imaginar a quantidade de dados que serão gerados daqui 1, 3 5 anos?
Organizar e integrar essas informações com objetivo de usá-los ao seu favor de uma forma integrada será um grande desafio, mas também oportunidade. A tecnologia originada na transformação digital nas concessionárias, pode automatizar muitas dessas questões.
E verdade seja dita, não sou que estou te pedindo para levar isso em consideração, as pessoas, seus clientes e leads exigirão cada vez mais velocidade, personalização e qualidade no atendimento.
São as pessoas que mais cobrarão por essas mudanças, e aqueles que não estiverem preparados sofrerão com enormes desvantagens competitivas.
Práticas e comportamentos obsoletos deve ser eliminados, caso contrário pode decretar o fim da sua empresa. Vou deixar aqui um material com perguntas fundamentais para você avaliar em que nível está a transformação digital por aí.
A evolução tecnológica demanda esforços, é sem dúvida uma das questões que mais preocupa donos de concessionárias, profissionais de TI e os gestores.
É preciso transformar os processos da concessionária como um todo. Existe um grande impacto no negócio a ser consideração, e a reestruturação de processos de forma rápida no mercado.
Para isso, as empresas precisam se atualizar e compreender quais passos elas precisam tomar para fazer essas mudanças. A transformação digital exige que decisões de riscos sejam tomadas para abrir novas oportunidades tecnológicas.
Os projetos da transformação digital nas concessionárias não são somente dos profissionais de TI.
Nesse momento, é necessário que toda a empresa esteja envolvida.
Tenha em mente que a responsabilidade da gestão desse processo precisa vir dos líderes administrativos.
A mudança precisa ser disseminada do topo e alcance a todos por meio das decisões estratégicas e processos. Confira as principais mudanças com as quais você terá que se preocupar quando for fazer a transformação digital do seu negócio:
A transformação digital é sobre a adaptação da cultura do negócio e da maneira como ele opera para trabalhar com as novas tecnologias.
Portanto, uma abordagem centrada nas pessoas é a melhor opção para os projetos de transformação digital, porque são elas que vão colocar esse projeto em prática.
Essa estratégia é algo que fará parte do cotidiano. No entanto, para ter sucesso, é necessário criar uma cultura de forte aprendizado e adaptação da equipe da empresa.
As mudanças na tecnologia são diárias e se manter atualizado é muito importante para entender ativamente o consumidor digital. Para isso, faça pesquisas constantes, crie uma rotina de aprendizado e invista em treinamentos para que seja possível estar capacitado nas últimas tendências.
Preparei um vídeo para falar sobre isso com você:
Gestão de Pessoas na Concessionária: Crie uma Cultura de Alto Desempenho
Considere que ao criar uma nova forma de trabalhar, você precise considerar mudanças na gestão inclusive pensar nos possíveis novos cargos e funções do time.
Isso acontece pois na transformação digital as pessoas estarão no centro da estratégia e não o produto/serviço. Com isso, os objetivos e tarefas de times como marketing e vendas serão muito diferentes.
Apenas dessa forma será possível fazer a transformação digital realmente acontecer, por meio de uma infraestrutura de ferramentas conectadas entre os times.
Nos processos de contratação:
Além de afetar a maneira de fazer a gestão, a estratégia de transformação digital muda o modelo de negócios. Ela contribui com o crescimento da companhia, aumenta o alcance digital, a capacidade de atingir novas pessoas é ainda maior!
O consumidor na era digital e imediatista, espera que as empresas mudem a forma de oferecer experiências.
A relação com o mercado é muito mais interativa.
A comunicação e mensagens tem via dupla, o cliente pode, por vezes, ser muito mais influente que a propaganda, transformando a participação deles fundamental na crítica sobre o sucesso das concessionária.
Existe alguma sensação melhor do que conseguir cumprir o trabalho de maneira simples e eficiente?
É até mais motivador para um profissional que consegue encontrar uma empresa em que trabalhar dessa forma é possível.
Aumenta a produtividade e até mesmo para a cooperação e bom relacionamento entre todos. Diga-se de passagem que só este ponto, por si só, torna a transformação digital nas concessionárias extremamente importante e válido, em um mercado pós crise.
Busque as melhores formas de se adaptar a um consumidor mais preparado e com toda a informação que precisa para tomar sua decisões.
Dê informação, integração e todas as ferramentas que seu time precisa, é um investimento que valerá a pena.
A transformação digital é um desafio por si só. Mudar um processo que já estamos acostumados e sair da zona de conforto requer superação de obstáculos.
Esse desafio ocorre, principalmente, no início da implementação da estratégia.
É preciso mais do que ações isoladas para causar mudanças reais na empresa. Então, mesmo que você tenha dificuldade e não saiba por onde começar, o importante é estar disposto e falar com a sua equipe: “eu não sei como começar, mas sei que vai dar certo”.
É mais valioso mostrar para a sua equipe que vocês são um time que precisam trabalhar juntos, do que falhar em uma ideia que você tentou promover sozinho.
A falta de pessoal qualificado é outro problema que muitas concessionárias ainda enfrentam na busca por mudanças significativas na forma de trabalhar.
Por vezes encontrar os profissionais qualificados para executar suas funções cotidianas e estarem ligados na estratégia de transformação, pode se tornar uma verdadeira barreira.
No mundo digital as informações são constantemente atualizadas e modificadas. Resolver esse problema não tem outro caminho a não ser buscar os melhores profissionais e investir no treinamento de equipe e qualificação constantes para quem já trabalha na concessionária.
O departamento de tecnologia é junto com a liderança, função de destaque e pilar na construção dessa estratégia.
Desde seu início até a fase mais avançada, as pessoas deste setor estarão no centro de todas as atividades apoiando e orientando todo o time pela autoridade e conhecimento que possuem.
Quando trabalhamos com tecnologia, vários problemas de funcionamento dos programas vão surgir e para isso é necessário ter uma equipe que vai saber resolvê-los.
Porém, se você não tiver essa equipe, opte por contratar novas pessoas ou utilizar serviços terceirizados. Existem várias empresas que fornecem esse tipo de assistência e outsourcing.
O mais importante é ter esse apoio, e que isso não te impeça de executar a transformação digital na concessionária, organizar o time e alinhar tudo o que for necessário.
Vimos até aqui o quanto a transformação digital já faz parte do nosso cotidiano, e tem mudado numa velocidade intensa várias questões da nossa vida.
As habilidades necessárias para a transformação digital estão em constante mudança. Todos os dias uma nova tecnologia é lançada.
Além disso, há um trabalho a ser feito com as concessionárias e o setor automotivo que exigem colocar a tecnologia no centro das empresas.
O setor automotivo sem dúvidas tem muito a evoluir nesse universo, é preciso que exista uma preocupação e alinhamento que comece pela Montadora, que se molde aos processos da concessionária e dê frutos na ponta, no relacionamento com o cliente!
Nós da Sances como desenvolvedores de sistema para concessionária, estamos alinhados ao que há de mais novo tecnologicamente e buscamos trazer para os concessionários uma ferramenta completa e única para gerenciar o relacionamento com clientes e montadora!
Vamos escrever uma parte 2 sobre este assunto, então fica de olho nas próximas publicações? Comenta o que achou, ou até envia e-mail pra gente pra continuarmos este papo. Vou deixar aqui um material com perguntas fundamentais para você avaliar em que nível está a transformação digital por aí.
Até a próxima!